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sexta-feira, 20 de março de 2009

Artigo: Grêmio Estudantil

Grêmio Estudantil

Lei Federal nº 7.398, de 04 de novembro de 1985
O PRESIDENTE DA REPÚBLICA. faço saber que o Congresso Nacional decreta e em sanciono a seguinte lei: Art. 1º Aos estudantes dos Estabelecimentos de Ensino de 1º e 2º graus fica assegurada a organização de Estudantes como entidades autônomas representativas dos interesses dos estudantes secundaristas com finalidades educacionais, culturais, cívicas esportivas e sociais.

JOSÉ SARNEY
Marco Maciel

‘‘A todos estudantes, diretores e professores. ‘’

Dentro de uma escola surgem, quase que naturalmente, diferentes grupos que se articulam informalmente em torno das mais variadas razões e motivos. A organização dos grêmios estudantis é um deles e favorece o relacionamento e a convivência entre os jovens. Por serem institucionalizados , podem representar melhor a rica experiência que é a busca coletiva dos anseios, desejos e aspirações dos estudantes.

O Grêmio deve ser resultado da vontade dos próprios alunos. São eles que devemreconhecer a sua importância e que devem definir o seu perfil. Os grêmios, organizados dessa forma, exercem papel importante na formação do aluno, devendo ter uma dimensão social, cultural e também política.Muitas vezes, os grêmios podem se tornar profundamente “incômodos”, como noperíodo da ditadura militar, em que foram colocados à margem da lei pela defesa dos princípios democráticos e acabaram perdendo muito do seu espaço.

Ou mesmo agora, quando muitas direções escolares agem contra a formação dos grêmios, seja por temerem a sua força reivindicatória, seja por não conseguirem compreender a sua importância.Mas esta é uma visão precipitada. O educador precisa ter consciência de que o aluno se expressa, muitas vezes, pela contestação.

O bom educador enriquece, e enxerga mais e melhor a realidade dos alunos.Queremos que o aluno tenha voz e vez. Para isso, nos espelhamos na preocupaçãoque o educador Paulo Freire teve ao tratar o aluno como agente e não como meropaciente. Queremos um aluno que seja que haja, que viva.Sempre gostei muito da participação, da luta coletiva. Aprendi muito no Grêmio.

Muitas vezes, ele foi minha escola dentro da escola. Os grêmios da atualidade nãodevem ser uma tentativa de imitar os grêmios do passado. Temos de encontrar um novo caminho e acredito que estejamos dando apenas o primeiro passo.


*****Artigo de Fabiano S. S. Lima, Vice Presidente da UMES - Itaquá, Tesoureiro Geral da UPES - SP e Militante do Movimento Mudança.

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